// NOSSA HISTÓRIA

CENTRO DE ESTUDOS
DR. WALMOR ERWIN BELZ

Quando em Dezembro de 1957 fui admitido  no Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel, senti a necessidade imperiosa de criar um Centro de Estudos, que congregasse os médicos do hospital e que fosse o fórum de debates dos problemas médicos científicos e comunitários da região e do Estado.

A idéia foi amadurecendo e com o apoio do Corpo Clínico de então, conseguimos, não sem muito esforço, elaborar o Estatuto, que dava corpo e alma a este ambicioso sonho.

Na época, já considerávamos a necessidade de inserir no programa do Centro de Estudos, assuntos administrativos, culturais, filosóficos e sociais, enfim, tudo que o transformasse em um pólo de irradiação e orientação, não só de condutas médicas, mas também  sócio-comunitárias. Foi uma pretensa ambição para a época.

Em 25 de maio de 1965, em memorável noite, fundamos o Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel (CEHOSI).

Entre os presentes encontravam-se os Drs. Paulo Pedro Mayerle, Ênio C. Pereira, Gelásio S.Freitas, Leopoldo L. Carvalho, Edemar Wincler, Nelson Margarida, Joarez Nogara, Silvo A.Schmith, Reginaldo Simões, Eduardo V.Ferencz, Carlos H. Gofferge, Diogo Vergara, Roberto Buechele e Walmor E.Belz; isto ocorreu em uma pequena sala; não tínhamos cadeiras, apenas bancos.         

Nesta noite foi eleita e empossada a primeira Diretoria, sendo assim composta:

  • Presidente – Dr. Paulo Mayerle
  • Secretário – Dr . Walmor E. Belz
  • Tesoureiro – Dr. Silvyo A . Schmith
  • Bibliotecário – Dr. Nelson Margarida

Todas as reuniões eram registradas em livro ata e a primeira registrada constava a seguinte programação: 

26/08/1965

  • Anticoagulantes.
  • Síndrome Reiter.
  • Apresentador – Dr.Walmor E. Belz

O Estatuto do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel (CEHOSI), curiosamente, foi transcrito no Livro de Atas, por minha eposa Eunice. As reuniões realizavam-se todas as quintas-feiras, às 20h00hs.

A princípio as reuniões eram freqüentadas apenas pelos médicos do hospital, mas aos poucos com a divulgação das atividades do CEHOSI, contamos com a presença dos Drs., Frederico Strassburg, da Vila Itoupava, Carlos Moritz, Emilio Niebur, Marcio Schaeffer, e Germano Hoffman, de Brusque, Luiz Carlos Lins, Telmo e Kalil de Rio dos Cedros, Nilo de Freitas de Indaial, Armando Loureiro e Mauro Ludwig de Presidente Getúlio e Odilon de Caetano, de Blumenau. 

O CEHOSI desenvolvia-se com êxitos, orgulho e personalidade. E das mensalidades cobradas dos sócios, adquirimos assinaturas de revistas nacionais e estrangeiras. Adquirimos material fotográfico, projetores telas, aumentamos o acervo da biblioteca, enfim, todo material necessário para o aprimoramento das atividades científicas.

O CEHOSI patrocinava a vinda de médicos e professores de outros Estados e Universidades, para proferir palestras e cursos. Realizamos intercâmbio cultural científico com líderes religiosos, políticos comunitários, enfim, mestres em todas as áreas sociais, para esmerarmos nossa cultura.

O nosso CEHOSI foi o embrião, de vários outros que nasceram no Estado.

Sempre obtivemos total apoio da Direção das Irmãs da Divina Providência. Dois fatos importantes na vida do CEHOSI aconteceram em Junho de 1968:

Foi reconhecido de utilidade pública por Lei Municipal, número 1502, e em 13/10/1970, por Lei Estadual, número 4527. O empenho do Dr. Wilson Gomes Santiago, oftalmologista do Hospital, então vereador, e do Deputado Aldo Pereira de Andrade, foram decisivos para a declaração de utilidade pública.

A cada dois anos era eleita a nova Diretoria, cada qual imprimindo características pessoais, dando assim novas dimensões e ânimo para que a chama que sempre impulsionou o Hospital Santa Isabel, continuasse sendo de novas conquistas e de novos horizontes.

Na gestão do Dr. Edson da Silva, em virtude do aumento do quadro e ao adequamento às novas necessidades e realidade do CEHOSI foi atualizado e revisado o Estatuto.

No CEHOSI nasceram muitas idéias:

1 – Fundacão do Centro Experimental de cirurgia. – construiu-se pavimento com toda a sofisticação necessária, que contou com o apoio decisivo do então governador Jorge Bornhausen.

2 – Necessidade de Médico Legista para verificação de óbitos.

3 – Primeira comissão de Infecção Hospitalar de Santa Catarina.

4 – Autópsias.

5 – Melhora dos prontuários médicos.

6 – Orientou jornadas de:

  • Angiologia e Cirurgia vascular.
  • Endoscopia Digestiva.
  • Pediatria.
  • Congresso da ACM e Jornada Teuto Brasileira.

7 – Teve atuação decisiva na conquista da implantação do Curso de Medicina na FURB.         

Estamos orgulhosos e vaidosos, e não é para menos. Durante décadas o Centro de Estudos foi o esteio que contribui para o aprimoramento médico científico da região.

Temos certeza que necessitamos do apoio dos jovens médicos que aqui  chegaram  e chegarão, para alcançarmos uma maior dimensão, na continuidade existencial do Centro de Estudos, colaborando com entusiasmo e ardor, fazendo-o desenvolver cada vez mais.       

Ele foi e sempre será a menina dos meus olhos. 

// DIRETORIA

NOSSAS GESTÕES

2ª – Gelásio de Freitas.

3ª – Carlos N. Gofferge.

4ª – Wilson G. Santiago.

5ª – Diogo Vergara.

6ª – Lourival Saade.

 – Edson P. Silva.

9ª – Humberto R. Narciso.

10ª – Luiz Renato G. de Mello.

11ª – Romualdo Izon Heil.

12ª – Xisto Augostinho De Toni.

13ª – Luis Carlos Lins.

14ª – Walter Roque Teixeira

15ª – Orlando Hugo Praun Júnior.

16ª – Nilton Nasser.

17ª – Lisiane Anzanello.

18ª – Lisiane Anzanello.

19ª – Orlando Hugo Praun Júnior.

20ª – Francisco Eduardo Cruz Oliveira.

21ª – Wálmore Pereira de Siqueira Júnior.

22ª – Olavo Bilac Pereira.

23ª – Marcos Sandrini De Toni.

24ª – Marcos Sandrini De Toni. 

25ª – Graziela Peluso Alba.

26ª – Dr. Juliano Coelho Ludvig (gestão atual).

É com o crescimento do Corpo Clínico, a implantação de novas especialidades, a criação de novos setores e a participação das Residências Médicas, cada qual fazendo sua programação, que o CEHOSI pode continuar com temas multivariados discutidos em reuniões mensais e contribuindo para a integração e aperfeiçoamento de todos.

Dr. Walmor E. Belz
• Membro do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel desde 1957
• Médico Angiologista e Cirurgião Vascular
• Idealizador e Fundador do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel (CEHOSI)

Mais História:

Ao longo do tempo, o CEHOSI, através dos abnegados diretores, produziu muiita atividade científica, entre as quais destacamos:

  • I Jornada Médica do HSI – no mandato do Dr. Luiz Renato G. de Mello (1985-1986);
  • II Jornada Médica do HSI – no mandato do Dr. Romualdo Izon Heil (1986-1987); também Presidente da Comissão Organizadora da IV Jornada;
  • III Jornada Médica do HSI – no mandato do Dr. Xisto De Toni (1987-1988);
  • IV Jornada Médica do HSI – no mandato do Dr. Orlando Praun (realizada no Hotel Plaza Hering, com muito sucesso e já com a participação dos alunos do curso de medicina na platéia.

    Presidente da Comissão Organizadora: Dr. Romualdo Izon Heil. 

No dia 18 de outubro de 2019, Dia do Médico, por iniciativa do Dr. Marcos Nemetz e acatado pela atual diretoria, o Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel foi renomeado para CENTRO DE ESTUDOS DR. WALMOR ERWIN BELZ (CEWEB).